top of page

Olá! Tudo bem?
Vou me  apresentar...

        Vou te contar uma das coisas mais importantes sobre mim: eu fico imensamente feliz quando observo cada pequeno passo das pessoas que atendo. Eu me alegro quando as enxergo em direção a alguma melhoria, encaminhadas para a resolução de algum problema. E também quando as vejo motivadas, aos pouquinhos se sentindo melhores em algum aspecto de suas vidas. Por isso me dedico muito ao processo, que é realizado em parceria com os pacientes, com muito acolhimento, escuta atenta e interessada. O trabalho é fundamentado no compromisso ético do sigilo profissional e embasado em teorias e técnicas mais recentes, estudos contínuos e intensa dedicação para cada caso atendido. 

Psicóloga Amábile Borges

          Contando um pouco mais sobre mim, posso começar pelo meu nome, Amábile, que está ligado ao amor, pois significa amável. Nomeada por um sentimento, eu nasci em Goiânia - Goiás (mas hoje moro em Araras - SP), filha de dois psicólogos. Tive contato com a Psicologia desde cedo e me interessei por ela, pois sempre fui fascinada em entender a mente humana. No entanto, acabei fazendo faculdade de Jornalismo e pós-graduação na área da comunicação.

           Ao trabalhar na área da comunicação pude ouvir as pessoas, observar suas maneiras de viver, se relacionar, além de poder contar suas histórias por meio da escrita e também fazendo uso da luz, quando atuei como fotógrafa. Tudo isso foi gratificante. Contudo, descobri que seria na faculdade de Psicologia, que eu poderia fazer aquilo com o que mais me identifico: cuidar das pessoas, ouvir seus relatos e auxiliar no processo de melhoria de suas vidas, tarefa que faz os meus olhos brilharem.

                 Na graduação em Psicologia, busquei ter experiências diversificadas para compreender essa ciência da forma mais ampla possível. Dessa forma, no Centro Universitário Central Paulista (Unicep) estagiei, por um ano, no programa Matriciência, do Serviço Escola de Psicologia (SEP). Nesse projeto pude prestar atendimentos psicológicos, na perspectiva da Psicologia Social, por meio de intervenções individuais a gestantes e puérperas. 

           Posteriormente, atendi adultos na perspectiva da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica no SEP da Unicep, ao longo de um ano. E em seguida, atuei com a psicoterapia para adultos na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), também no SEP da Unicep, igualmente por um ano.

         Atuando também na perspectiva cognitivo-comportamental, estagiei na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Carlos-SP, onde fiquei responsável por atender profissionais de saúde das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) gerais e Unidade Terapia Intensiva Coronariana (UCO). O trabalho foi realizado de forma grupal, por meio de dinâmicas de grupo, bem como por atendimentos individuais, no estilo de plantão psicológico.

              Após a faculdade segui trabalhando como psicóloga organizacional, na Santa Casa de São Carlos-SP, na qual atendi, de forma individual e grupal, colaboradores de todos os setores da instituição. Experiência que me possibilitou apoiar pacientes com as mais variadas problemáticas, de diversos níveis de complexidades e riscos. E atualmente, atendo pacientes de forma individual, na clínica, na modalidade online.​

            Nos atendimentos, percebo quanto as técnicas e recursos dessa abordagem psicológica podem ser eficazes. Dessa forma, para aprimorar os meus conhecimentos na área, atualmente estou me pós-graduando em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): desenvolvendo habilidades psicoterapêuticas para intervenção em comportamentos humanos complexos, especialização realizada pelo Instituto de Pós-Graduação e de Graduação (IPOG).

bottom of page